Notícias

Trump indica novo membro para posição-chave no Federal Reserve

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá indicar Stephen Miran como o novo membro temporário do Conselho de Governadores do Federal Reserve. Essa mudança ocorre após a renúncia de Adriana Kugler, que se efetivou na última sexta-feira.

Em uma mensagem nas redes sociais, Trump comentou que Miran ficará à frente do Fed até 31 de janeiro de 2026, enquanto o governo busca um novo nome para a posição. O presidente parece ter em mente outras figuras, como o conselheiro econômico Kevin Hassett e o ex-governador do Fed Kevin Warsh, para essa função.

O novo integrante do Conselho do Fed terá um papel bastante relevante, especialmente nas decisões relacionadas à política monetária, como as taxas de juros, que afetam a economia do país. A nomeação de Miran, claro, ainda precisa ser aprovada pelo Senado. Kugler deixou o cargo no dia 1º de agosto, mas ainda não foram divulgados os motivos de sua saída.

Hassett, que já foi diretor do Conselho Econômico Nacional durante a gestão de Trump, possui uma participação na Coinbase Global, que varia entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões, de acordo com informações de junho. Já Warsh, que atuou como governador do Fed entre 2006 e 2011, acredita que a tecnologia blockchain pode trazer benefícios significativos para os sistemas de pagamento do banco central dos EUA.

Taxas do Fed e seu impacto nos mercados, incluindo ativos digitais

Trump não tem se esquivado de confrontos com o atual presidente do Fed, Jerome Powell, que também foi nomeado por ele em seu primeiro mandato. O presidente frequentemente questiona a autonomia do Fed na definição das taxas de juros federais, algo que levanta discussões entre economistas e especialistas.

Vários juristas apontam que Trump pode não ter autoridade para demitir Powell sem uma razão válida. Porém, uma decisão da Suprema Corte, emitida em abril, ampliou os poderes do presidente sobre agências que antes eram vistas como independentes. Isso abriu precedentes que ajudaram na demissão de membros de outros conselhos, o que pode influenciar a dinâmica do Fed e suas futuras decisões.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo